NORUEGA


O Reino da Noruega é composto pelas partes ocidental e norte da península escandinava e pelos territórios setentrionais da Ilha de Jan Mayen e do arquipélago de Svalbard, bem como pela Ilha de Bouvet, pela Ilha Pedro I e pela Terra da Rainha Maud no hemisfério sul. Oslo, capital da Noruega

O sexto maior país da Europa em termos de massa terrestre, a Noruega tem uma população esparsa e encontra-se apenas na 28o posição quanto à população. O comprimento da costa do território continental norueguês, incluindo os fiordes e as baías, excede os 20 000 km.

A leste, a Noruega faz fronteira com a Suécia, a Finlândia e a Rússia, e a norte, oeste e sul o país é rodeado por áreas oceânicas. Entre estas incluem-se o Mar de Barents, o Mar da Noruega, o Mar do Norte e o Skagerrak.

Apenas uma pequena percentagem da área terrestre da Noruega se adequa à produção agrícola ou à silvicultura, mas o país é rico em recursos naturais, incluindo petróleo, gás natural, minérios diversos, pescado, madeira e energia hídrica. Estes recursos, em especial o sector offshore, ajudaram a Noruega a tornar-se num dos países com maior riqueza per capita. Este facto deve-se em parte à proximidade do país em relação a importantes mercados da Europa Ocidental e ao seu acesso fácil à energia, à grande industrialização, à estabilidade política e aos elevados padrões de educação.

O século XX iniciou um período de crescente riqueza, com o desenvolvimento da energia hídrica a ter início em 1905 e a descoberta e exploração do petróleo e do gás a terem início nos anos setenta do século XX. A Noruega também possui antigas tradições marítimas e é a quarta maior nação do mundo em termos de navegação.

Uma activa política de distribuição social foi implementada como meio de partilhar o aumento da riqueza nacional. Esta política levou à equalização geral do rendimento, independentemente do local de residência, do sexo, da idade ou da profissão, ajudando a criar uma sociedade financeira e socialmente coesa.

Segundo a história, o rei viquingue Harald, o Louro, uniu os pequenos reinos da Noruega num único reino por volta de 885 A.D. A introdução do Cristianismo ocorreu pouco antes de 1000 A.D. No século XIII, a Noruega tornou-se numa potência regional sob a coroa de Håkon Håkonsson. Depois de 1319, a Noruega perdeu a sua independência e em 1380 foi celebrada uma união com a Dinamarca que durou por mais de quatro séculos. A Noruega foi reduzida a um território dependente em 1536. Em 1814, a Dinamarca cedeu a Noruega à Suécia como parte do Tratado de Kiel. Pretendendo, em vez disso, recuperar a sua independência, a Noruega redigiu e adoptou a Constituição ainda em vigor hoje em dia. A Suécia concordou em permitir à Noruega a manutenção da sua Constituição em troca da aceitação da união sob a égide de um rei sueco. A união com a Suécia foi formalmente dissolvida em 1905, apesar de, em grande medida, a Noruega funcionar como um país independente pela maior parte desse tempo.

Pensa-se que o nome da Noruega significa «Caminho para o norte».


----------
Fonte: Embaixada da Noruega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  • contato: izalean@hotmail.com