Château de La Tortinière

HTML clipboardQue tal passar uma noite (ou várias...) em um ex-QG do exército alemão?

Calma... não se trata de nenhuma caserna em algum desconfortável bunker... afinal os alemães apreciavam boas acomodações e delas faziam uso quando as circunstâncias o permitiam.

O Château de La Tortinière localiza-se na França, em Montbazon, no consagrado Vale do rio Loire, onde salpicam impressionantes castelos (les châteaux) com suas torres antológicas, espaços imensos, jardins maravilhosos e muita história para contar... Muitos deles, atualmente, foram convertidos em hotéis onde turistas podem reviver um pouco de suas fascinantes sagas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, a ocupação alemã selecionava as melhores residências para alojar seus oficiais.

Os castelos do Vale do Loire foram transformados em residências para convalescência de soldados alemães feridos, mas coube ao Château La Tortinière acolher o Estado Maior das guarnições sediadas na região.

Um acampamento foi construído no parque do castelo para os soldados.

Após o desembarque dos Aliados na Normandia, os alemães foram sendo expulsos da França.

O avanço dos Aliados na região de La Tortinière forçou os alemães a abandonar o castelo em 30 de agosto 1944, poucos dias após a libertação de Paris.

Era verão, um dia quente, mas os moradores da vizinhança recordam-se de que, muito estranhamente, todas as chaminés do Château fumegavam à distância! Muito provavelmente tratava-se da queima de arquivo efetuada pelos nazistas, à medida que abandonavam as regiões ocupadas. Pode ser que quisessem queimar documentos comprometedores antes de sair.

Mas a história do castelo de La Tortinière, desde sua fundação na Idade Média, sempre esteve ligada a conflitos e ocupações e após ser convertido em um Château-Hôtel teve o privilégio de acolher muitas figuras-chave provenientes de horizontes diferentes. Em 1973, Georges Pompidou, que foi Presidente da República Francesa, em uma visita privada; logo depois Valéry Giscard d'Estaing, então ministro das Finanças, o pianista russo Sviatoslav Richter, a escritora Françoise Sagan, o filme estrela Audrey Hepburn, Simone Valère, Jean Desailly Bertin e Pierre de La Comédie Française, Gérard Depardieu, Pierre Richard, Pierre Perret, Juliette Binoche, Sabine Azéma, Jean-Hugues Anglade e tantos outros ...

E agora, ele terá o privilégio de nos acomodar...

--------------

Serviço:

DOMAINE DE LA TORTINIÈRE
Anne & Xavier Olivereau
Route de Ballan Miré
Les Gués de Veigné
37250 - MONTBAZON
Tél. : 33 (0)2 47 34 35 00
Fax : 33 (0)2 47 65 95 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  • contato: izalean@hotmail.com