Mensagem do Caminho de Santiago - Etapa 2 - Mens-4

A Etapa 2 vai de Roncesvalles a Zubiri, passando por 3 vilarejos (pueblos): Burguete, Espinal e Viscarret.

Estamos saindo de Auritz/Burguete em direção a Aurisberri/Espinal.
As vilas têm dois nomes porque essa versão não-latina é o "Basco - Euskera", língua da região.

Veja todas as Etapas do Caminho de Santiago de Compostela.

Mensagem para esta etapa:

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Pelos vales de Espanha

Ecoam sons como um hino:

Dos crentes de Compostela,

É a canção do peregrino.


©Oriza Martins


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Caminho de Santiago

Mensagem do Caminho

de Santiago -1

Caminho de Santiago

Mensagem do Caminho

de Santiago -2

Caminho de Santiago - todas as mensagens

TODAS AS MENSAGENS

do Caminho de Santiago



Mensagem do Caminho de Santiago - Caminho Francês - Etapa 1

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Despedindo-me da França

Pelos lindos Pirineus,

Vou seguindo a Compostela,

Realizando sonhos meus...


©Oriza Martins


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Caminho de Santiago

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de Santiago -1

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do Caminho de Santiago




O Caminho de Santiago

Muitas rotas européias levam ao Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
A maioria delas se encontra em Roncesvalles, nos Pirineus.
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Há muitas formas de se dividir o Caminho em Etapas.

Vamos seguir juntos o Caminho de Santiago, entrando por Roncesvalles(Espanha) - o chamado Caminho Francês -, vindo de Saint-Jean-Pied-de-Port (França)

Vamos curtir essas lindas, serenas e sagradas paisagens....

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Caminho de Santiago

Caminho

de Santiago - Etapa 1 - Mensagem 1

Caminho de Santiago

Caminho

de Santiago -

Mensagem 2



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Mensagens românticas em francês

Seu amor está na França? Ou é Francês? Francesa?

Não deixe de agradar a quem você ama...

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amour

Je sens la présence de Dieu dans notre amour

amour

Je t'aime, mon amour



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Veja aqui mais mensagens em francês: de aniversário, bom dia, boa semana, amizade, etc.

Etapas do Caminho de Santiago de Compostela

Envie Mensagens do Caminho de Santiago

Caminho Francês - Etapas

  • Etapa 1: S. Jean Pied de Port - Roncesvalles
  • Etapa 2: Roncesvalles - Zubiri
  • Etapa 3: Zubiri - Pamplona/Iruña
  • Etapa 4: Pamplona/Iruña - Puente la Reina/Gares
  • Etapa 5: Puente la Reina/Gares - Estella/Lizarra
  • Etapa 6: Estella/Lizarra - Torres del Río
  • Etapa 7: Torres del Río - Logroño
  • Etapa 8: Logroño - Nájera
  • Etapa 9: Nájera - Sto. Domingo de la Calzada
  • Etapa 10: Sto. Domingo de la Calzada - Belorado
  • Etapa 11: Belorado - San Juan de Ortega
  • Etapa 12: San Juan de Ortega - Burgos
  • Etapa 13: Burgos - Castrojeriz
  • Etapa 14: Castrojeriz - Frómista
  • Etapa 15: Frómista - Carrion de los Condes
  • Etapa 16: Carrión de los Condes - Sahagún
  • Etapa 17: Sahagún - El Burgo Ranero
  • Etapa 18: El Burgo Ranero - Mansilla - León
  • Etapa 19: León - Villadangos del Páramo
  • Etapa 20: Villadangos del Páramo - Astorga
  • Etapa 21: Astorga - Rabanal del Camino
  • Etapa 22: Rabanal del Camino - Ponferrada
  • Etapa 23: Ponferrada - Villafranca del Bierzo
  • Etapa 24: Villafranca del Bierzo - O Cebreiro
  • Etapa 25: O Cebreiro - Samos - Sarria
  • Etapa 26: Sarria - Portomarín
  • Etapa 27: Portomarín - Palas de Rei
  • Etapa 28: Palas de Rei - Arzúa
  • Etapa 29: Arzúa - Santiago de Compostela
  • Etapa 30: Santiago de Compostela - Negreira
  • Etapa 31: Negreira - Olveiroa
  • Etapa 32: Olveiroa - Finisterre

Outra opção de Etapas:

É possível também dividir-se em 10 etapas, com mais ou menos essa configuração:
  • Etapa 1: Saint-Jean-Pied-de-Port - Cizur Menor (80,0 km)
  • Etapa 2: Cizur Menor - Logroño (88,5 km)
  • Etapa 3: Logroño - Belorado (69,8 km)
  • Etapa 4: Belorado - Castrojeriz (86,2 km)
  • Etapa 5: Castrojeriz - Sahagún (88,4 km)
  • Etapa 6: Sahagún - León (72,5 km)
  • Etapa 7: León - Rabanal del Camino (68,1 km)
  • Etapa 8: Rabanal del Camino - Pedrafita do Cebreiro (82,9 km)
  • Etapa 9: Pedrafita do Cebreiro - Portomarín (70,2 km)
  • Etapa 10: Portomarín - Santiago de Compostela (91,8 km)

Voici la France! (Eis a França!)

Voici la France

Superfície

632 834 km2 , dos quais 543 965 situam-se na metrópole e 88 969 nos departamentos ultramarinos (DOM)

País mais extenso da Europa Ocidental (aproximadamente um quinto da superfície da União Européia), dispondo de uma vasta zona marítima (zona econômica exclusiva que se estende por 11 milhões de km2).

Relevo

Planícies: 2/3 da superfície total.

Principais maciços montanhosos: os Alpes (cujo ponto culminante, o Mont Blanc, é o mais alto pico da Europa Ocidental - 4.807 metros), os Pirineus, o Jura, as Ardennes, o Maciço Central e os Vosges.

Costa marítima: abrindo-se para 4 espaços marítimos (o Mar do Norte, o Canal da Mancha, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo), a França dispõe de 5.500 km de margens costeiras.

Clima

Três tipos :

oceânico (a oeste)
mediterrâneo (ao sul)
continental (centro e leste)

Meio ambiente

As zonas de produção agrícola e florestal cobrem uma superfície de 48 milhões de hectares, ou 82% do território metropolitano.

O maciço florestal representa por si só 30% do território e constitui o terceiro maior maciço da União Européia, depois dos da Suécia e da Finlândia. A superfície da floresta francesa aumentou 46% desde 1945 e dobrou em 200 anos.

Ao mesmo tempo em que são recenseadas 136 espécies de árvores na França, o que é excepcional para um país europeu, o número de grandes animais está em constante crescimento: em 20 anos, a população de cervos dobrou e a de cabritos monteses triplicou.

Com o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio natural da França, o Estado criou:

- 7 parques nacionais,
- 156 reservas naturais,
- 516 zonas de proteção de biotipos,
- assim como 429 sítios protegidos pelo Conservatório do litoral,
- e 43 parques naturais regionais correspondentes a uma superfície de mais de 12% do território.

47,7 bilhões de euros são empregados na proteção do meio ambiente, ou seja 755 euros por habitante. A gestão da água usada e dos resíduos representa ¾ da despesa total.

No plano internacional, a França participa de inúmeros tratados e convenções, entres os quais os elaborados pelas Nações Unidas sobre o clima, a biodiversidade e a desertificação.

Para maiores informações sobre o meio ambiente, consulte o site: www.environnement.gouv.fr

População

63,8 milhões de habitantes (2008).
Densidade: 98,1 hab/km2.

A França possui 57 áreas urbanas com mais de 100.000 habitantes.

As cinco maiores são:

Áreas urbanas

População em 2005

1. Paris

9,6 milhões

2. Lyon

1,7 milhões

3. Marseille-Aix-en-Provence

1,4 milhões

4. Lille

1,3 milhões

5. Toulouse

1 milhão

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Organização aministrativa

A República francesa compreende:

a metrópole (dividida em 22 regiões e 96 departamentos);

4 departamentos ultramarinos (DOM): Guadalupe, Martinica, Guiana e Reunião.

7 coletividades ultramarinas: Polinésia Francesa, Wallis e Futuna, Mayotte, Saint-Pierre-e-Miquelon, as Terras Austrais e Antárticas Francesas, Saint-Barthélémy, Saint-Martin,

e 1 coletividade sui generis: a Nova-Caledônia.

Maiores informações sobre os departamentos e territórios ultramarinos no site: www.outre-mer.gouv.fr

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Fonte: Embaixada da França no Brasil

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FRANÇA

A França (em francês: France) é um país localizado no continente europeu, mais especificamente na Europa Ocidental. Faz fronteira a leste com a Alemanha e Suíça; a sudeste com a Itália e a sudoeste com a Espanha e Andorra; a norte faz fronteira com a Bélgica e Luxemburgo; a oeste é limitada pelo oceano Atlântico e a sul por Mônaco e pelo mar Mediterrâneo. Uma das grandes incentivadoras e membro-criador da União Europeia, o país foi uma potência colonial no passado, e ainda possui territórios e dependências ultramarinas, em diversos lugares ao redor do mundo.

De todos os grandes estados europeus, foi a primeira a ter a sua formação como estado, sendo sua capital em Paris. Incluindo os territórios ultramarinos, a França tem uma superfície de 675 417 km² e em torno de 64,5 milhões de habitantes. O francês é o idioma oficial, segundo a constituição, mas outras 77 línguas regionais existem no país.

Segundo dados do FMI, a França é a oitava economia mundial, com um PIB de 2,04 trilhões de dólares. Sua economia é um capitalismo com intervenção estatal não desprezável, desde o fim da Segunda Guerra Mundial. No entanto, desde a metade dos anos 1980, reformas sucessivas em diversos setores estão desprendendo progressivamente tais empresas do poder público.

Nice - sul da França

Desde sua formação, a França foi importante política e militarmente no âmbito internacional. Sendo assim, é um país-membro do Conselho da Europa, União Européia, Zona do Euro e do Espaço Schengen. É um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, e dispões de tecnologia nuclear, fato que reforça ainda mais sua influência militar no globo.

No decorrer do século XVII, o grande século para a França, ela foi modificada pelas artes e pela filosofia. Berço do Iluminismo, ela influenciou as revoluções na América, depois a Revolução Francesa foi o exemplo de democracia para o mundo inteiro, desenvolvendo valores de liberdade, igualdade e, desde 1905, laicidade. Devido ao Renascimento e às explorações, dos séculos XVIII e XIX, a França difundiu sua cultura e língua por diversos povos, no Canadá, África e em algumas regiões do Médio Oriente, Ásia e Pacífico.

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NORUEGA


O Reino da Noruega é composto pelas partes ocidental e norte da península escandinava e pelos territórios setentrionais da Ilha de Jan Mayen e do arquipélago de Svalbard, bem como pela Ilha de Bouvet, pela Ilha Pedro I e pela Terra da Rainha Maud no hemisfério sul. Oslo, capital da Noruega

O sexto maior país da Europa em termos de massa terrestre, a Noruega tem uma população esparsa e encontra-se apenas na 28o posição quanto à população. O comprimento da costa do território continental norueguês, incluindo os fiordes e as baías, excede os 20 000 km.

A leste, a Noruega faz fronteira com a Suécia, a Finlândia e a Rússia, e a norte, oeste e sul o país é rodeado por áreas oceânicas. Entre estas incluem-se o Mar de Barents, o Mar da Noruega, o Mar do Norte e o Skagerrak.

Apenas uma pequena percentagem da área terrestre da Noruega se adequa à produção agrícola ou à silvicultura, mas o país é rico em recursos naturais, incluindo petróleo, gás natural, minérios diversos, pescado, madeira e energia hídrica. Estes recursos, em especial o sector offshore, ajudaram a Noruega a tornar-se num dos países com maior riqueza per capita. Este facto deve-se em parte à proximidade do país em relação a importantes mercados da Europa Ocidental e ao seu acesso fácil à energia, à grande industrialização, à estabilidade política e aos elevados padrões de educação.

O século XX iniciou um período de crescente riqueza, com o desenvolvimento da energia hídrica a ter início em 1905 e a descoberta e exploração do petróleo e do gás a terem início nos anos setenta do século XX. A Noruega também possui antigas tradições marítimas e é a quarta maior nação do mundo em termos de navegação.

Uma activa política de distribuição social foi implementada como meio de partilhar o aumento da riqueza nacional. Esta política levou à equalização geral do rendimento, independentemente do local de residência, do sexo, da idade ou da profissão, ajudando a criar uma sociedade financeira e socialmente coesa.

Segundo a história, o rei viquingue Harald, o Louro, uniu os pequenos reinos da Noruega num único reino por volta de 885 A.D. A introdução do Cristianismo ocorreu pouco antes de 1000 A.D. No século XIII, a Noruega tornou-se numa potência regional sob a coroa de Håkon Håkonsson. Depois de 1319, a Noruega perdeu a sua independência e em 1380 foi celebrada uma união com a Dinamarca que durou por mais de quatro séculos. A Noruega foi reduzida a um território dependente em 1536. Em 1814, a Dinamarca cedeu a Noruega à Suécia como parte do Tratado de Kiel. Pretendendo, em vez disso, recuperar a sua independência, a Noruega redigiu e adoptou a Constituição ainda em vigor hoje em dia. A Suécia concordou em permitir à Noruega a manutenção da sua Constituição em troca da aceitação da união sob a égide de um rei sueco. A união com a Suécia foi formalmente dissolvida em 1905, apesar de, em grande medida, a Noruega funcionar como um país independente pela maior parte desse tempo.

Pensa-se que o nome da Noruega significa «Caminho para o norte».


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Fonte: Embaixada da Noruega

Francês Básico para Viagens

A pronúncia do "R" é como a do carioca; o "S" é como a do paulista. É muito comum não se pronunciar o fonema final da palavra.
  • Como se apresentar:
Je m'appelle (je mapell) = eu me chamo...
Je suis (je suí) = eu sou...
  • Cumprimentando:
Bonjour (bonju) = bom dia
Bonsoir (bonsuá) = boa tarde
Bonne nuit (bon nuí) = boa noite
Bonne journée (bone jurnê) = bom dia, bom trabalho, bom serviço
Salut (sali) = olá!
Au revoir (orrvuá) = até logo
A bientôt (a biantô) = até breve
A demain (ademã) = até amanhã

  • Agradecendo:
Merci beaucoup (mérci bocu) = muito obrigado
Merci (mérci) = obrigado
  • Para se desculpar, lamentar:
Pardon (pardon) = perdão (usa-se para se desculpar rapidamente, quando não se entende algo que foi dito, quando se esbarra em alguém, etc.)
Excusez-moi (ecscuzê-muá) = tem o mesmo uso de "pardon", com ênfase no pedido de desculpas.
Desolé (masc), desolée (fem) ou Je suis desolé (Je suí desolê) = sinto muito

  • Comprando:
L'adicion (ladicion) = a conta
C'est combien? (cé combiã?) = é quanto? quanto custa?
Combien ça coûte? (combiã ça cute?) = quanto isto custa?
C'est tout? (cé tu?) = É tudo?
Et avec ceci? (e avec ceci?) = algo mais? Mais alguma coisa?
Je regarde (je regarrde) = estou só olhando
Ce sera tout (ce serrá tu) = isso é tudo; só isso
Trop cher (trrô chér) = muito caro
La monnaie (la monéi) = o troco

Torvizcón, a jóia da alpujarra granadina

Torvizcón é um pueblo blanco das Alpujarras, encravado na Sierra Nevada, na região de Granada, lindo, bucólico, com recantos de cartão postal.
Clique na imagem para vê-la em tamanho real.

As origens de Torvizcón tem raízes nos primórdios da ocupação humana da região de Andaluzia, com influências romanas e árabes.
O local é ideal para quem busca a tranquilidade... é um ícone do turismo rural.
Do alto, o campanário domina a paisagem urbana.
Os visitantes de Torvizcón são sempre bem vindos!
O passeio público convida às caminhadas...


Lindos quintais com flores e parreiras...

Visite Torvizcón!



No avião: dicas para uma viagem saudável

GINÁSTICA A BORDO

Há pequenos e (discretos) exercícios que podem aliviar aquele incômodo e mal-estar do corpo durante uma longa viagem de avião. Com assentos estreitos e vôo longo, o passageiro passa muito tempo no avião, o que pode causar problemas de circulação e dores no corpo. Por isso, a trombose, caso grave de má circulação, quando ocorrida em aviões, é popularmente chamada de “síndrome da classe econômica”. No entanto, é importante frisar que a “Trombose Venosa Profunda”, nome científico da doença, não é exclusivo do transporte aéreo, mas é causado pela imobilidade prolongada, sobretudo se a pessoa permanecer sentada por muito tempo.

Roupas:
- usar roupas leves e confortáveis durante o vôo;
- movimentar os pés como se estivesse acelerando o carro e levantar os calcanhares com as pontas dos pés apoiadas no chão;
- sentado, pressionar com as duas mãos a parte de trás e superior da cabeça, forçando-a para baixo e mantendo o queixo próximo do peito;
- alongar as costas, ainda sentado, abaixando a cabeça e o tronco e segurando as pernas. Sem soltá-las, eleve o meio das costas para cima, fazendo uma espécie de corcunda.
- entrelaçar os dedos das mãos elevando os braços estendidos acima da cabeça, como se espreguiçasse.
- evitar o excesso de álcool, antes e durante o vôo.

ÁLCOOL E AVIÃO
O álcool tem seu efeito potencializado na altitude e deve ser consumido com moderação a bordo.

ALIMENTAÇÃO
Opte por alimentos de fácil digestão e refeições leves no dia anterior e durante o vôo.

ENJOOS
Procure sentar-se nos assentos próximos as asas da aeronave, onde a vibração é menos sentida e prefira os assentos da janela.

JET- LAG

Distúrbio, principalmente do sono, ocasionado pelos fusos horários. Algumas recomendações podem ajudar a minimizar o problema. Se a viagem for durar menos de 48 horas, o mais aconselhável e não violentar o organismo, deixando-o permanecer no horário do Brasil ou do país de origem do passageiro. Assim, ele deve comer e dormir no horário que seu relógio biológico determina e buscar agendar seus compromissos para horários que não atrapalhem essa rotina. Porém, se a viagem for por mais de 48 horas, recomenda-se a imediata adaptação aos horários do local de destino, desde a entrada do passageiro no avião. Outras recomendações para que o relógio biológico não sinta a mudança de forma tão brusca podem ser a alimentação de acordo com o horário local, a confraternização social e exercícios na parte da manhã, com a luz do dia.

GRAVIDEZ
Até a 36ª semana de gravidez sem complicações, a viagem aérea não oferece riscos nem à mãe nem à criança. Desse período em diante, será necessário atestado médico. A partir da 38ª semana, a gestante só pode viajar de avião acompanhada do médico. Exercícios leves com as pernas, para evitar a imobilidade, são recomendados. No período pós-parto não existem restrições específicas para a mãe. No entanto, o bebê só pode viajar depois de completar uma semana de vida.

DOENÇAS CARDÍACAS
Como a pressão é menor no interior da aeronave, os vôos podem ser contra-indicados para quem tem problemas cardíacos. Recomenda-se ao passageiro que leve em sua bagagem de mão toda a medicação acompanhada de receita médica recente sobre a forma de utilização. Em casos especiais pode-se requerer o uso do oxigênio durante o vôo.

fonte: paranatravel

Documentos obrigatórios para embarque - EUROPA

FRANÇA:

Documentos obrigatórios para embarque.

- Passaporte válido;
- Bilhete de retorno ao Brasil, para o próximo destino da viagem ou de saída da União Européia*.

*Estão isentos os passageiros portadores de documentos de residência ou passaportes emitidos por algum país da União Européia/EEA (European Economic Area).

Documentos Recomendados:

- Endereço de permanência. Deve ser apresentado um comprovante de reserva de hotel ou uma carta convite no caso de estada em residência de familiares ou amigos**;

- Fundos suficientes para o período de estada no país**;

- Contrato de seguro-saúde e de repatriamento por uma seguradora reconhecida oficialmente para as despesas médicas e hospitalares e inclusive de ajuda social no valor de no mínimo EUR 30.000**.

**Altamente recomendados de acordo com o código de Entrada e Permanência do Estrangeiro e do Direito de Asilo Francês, (Artigo L.211-1). O não cumprimento destes requisitos pode resultar na não admissão no país.


INGLATERRA:

Documentos obrigatórios para embarque.

- Passaporte válido;
- Bilhete de retorno ao Brasil, para o próximo destino da viagem ou de saída da União Européia*.

*Estão isentos os passageiros portadores de documentos de residência ou passportes emitidos por algum país da União Européia/EEA (European Economic Area).

Documentos Recomendados:

- Fundos suficientes para o período de estada no país**;

**Altamente recomendados de acordo com a embaixada do respectivo país. O não cumprimento deste requisito pode resultar na não admissão no país.

VISTO: Não é necessário visto, entretanto, o período de permanência será estipulado pelo oficial de imigração na entrada, podendo ser autorizado até 180 dias.

Conforme comunicado recebido através do Departamento de Imigração do Reino Unido, informamos que a partir de 03/03/2009 os passageiros portando passaportes emitidos pelos seguintes países:
África do Sul, Bolívia, Lesoto, Suazilândia e Venezuela com viagens ao Reino Unido necessitarão obrigatoriamente de visto.

Entretanto, algumas exceções devem ser observadas:

- Cidadãos Venezuelanos que possuírem passaportes biométricos (passaportes com chip de leitura ou e-passports) poderão viajar para o Reino Unido isentos de visto;

- Cidadãos Sul-Africanos que possuírem carimbo de entrada da Imigração da Inglaterra também serão isentos de visto neste primeiro estágio de mudança.

- A necessidade de visto a cidadãos bolivianos com destino ao Reino Unido se efetivará no primeiro semestre de 2009. Neste ínterim, os mesmos não necessitarão de visto para estadias a turismo.
Informamos também que os cidadãos de Taiwan estão isentos de visto para o Reino Unido e os cidadãos da Jamaica não têm mais o direito de transitar sem visto (TWOV).



ITÁLIA:

Documentos obrigatórios para embarque.

- Passaporte válido;
- Bilhete de retorno ao Brasil, para o próximo destino da viagem ou de saída da União Européia*.

*Estão isentos os passageiros portadores de documentos de residência ou passportes emitidos por algum país da União Européia/EEA (European Economic Area).

Documentos recomendados:

- Endereço de permanência. Deve ser apresentado um comprovante de reserva de hotel ou uma carta convite no caso de estada em residência de familiares ou amigos**;
- Fundos suficientes para o período de estada no país**;

**Altamente recomendados de acordo com a embaixada do respectivo país. O não cumprimento deste requisito pode resultar na não admissão no país.

VISTO: Não é necessário visto para permanências de até 90 dias.


ALEMANHA:

Documentos obrigatórios para embarque.

- Passaporte válido;
- Bilhete de retorno ao Brasil, para o próximo destino da viagem ou de saída da União Européia*.

*Estão isentos os passageiros portadores de documentos de residência ou passportes emitidos por algum país da União Européia/EEA (European Economic Area).

Documentos recomendados:

- Fundos suficientes para o período de estada no país**;
- Contrato de seguro-saúde e de repatriamento por uma seguradora reconhecida oficialmente para as depesas médicas e hospitalares e inclusive de ajuda social no valor de no mínimo EUR 30.000**.

**Altamente recomendados de acordo com a embaixada do respectivo país. O não cumprimento destes requisitos pode resultar na não admissão no país.

VISTO: Não é necessário visto para permanências de até 90 dias.


ESPANHA:

Documentos obrigatórios para embarque:

- Passaporte válido;

- Endereço de permanência. Deve ser apresentado um comprovante de reserva de hotel ou uma carta convite no caso de estada em residência de familiares ou amigos*;

- Informar o telefone de uma pessoa que não esteja na viagem

- Bilhete de retorno ao Brasil, para o próximo destino da viagem ou de saída da União Européia*.

*Estão isentos os passageiros portadores de documentos de residência ou passportes emitidos por algum país da União Européia/EEA (European Economic Area).

Documentos recomendados:

- Fundos suficientes para o período de estada no país. No caso, o governo espanhol exige o mínimo de EUR561,60 ou EUR62,40 por dia**;

**Altamente recomendados de acordo com a embaixada do respectivo país. O não cumprimento deste requisito pode resultar na não admissão no país.

VISTO: Não é necessário visto para permanências de até 90 dias.

  • contato: izalean@hotmail.com